top of page
Início: Bem-vindo

Meus textos

O que aprendi morando fora !


Só quem já teve uma experiência de sair de seu país de origem e se entregar a uma nova aventura, é que entende os desafios e aprendizados  que esta experiência pode proporcionar.

Morando já a quase 4 anos no exterior,  tenho aprendido que em todo lugar você terá os "dois lados da situação"  , o lado bom e o ruim, você realmente irá se conhecer melhor e evoluir , quando olhar para traz verá o quanto cresceu, você se tornará alguém alguém diferente de quando saiu, pois os desafios são muitos, morando fora, você será quase que obrigado a mudar , ter que conviver com uma cultura diferente, tentar se comunicar em outro idioma , trabalhar em áreas diferentes e aprender que aqui fora o faxineiro tem o mesmo valor que o empresário , todo trabalho será digno. Aqui aprendi que nem sempre os dias serão bons, principalmente na Irlanda hehe, aqui se enfrenta chuva, frio , vento no rosto, aqui se aprende a dar valor aos dias ensolarados e, aos pequenos detalhes. Se pudesse descrever em uma palavra esse aprendizado seria : Resiliência 

Capacidade de ser forte diante as adversidades.

Eu saí de uma cidadezinha pequena no interior no Rio grande do Sul - Brasil, sempre sonhei em conhecer mai., Em 2016 embarquei pra Irlanda , pra estudar inglês e viver uma nova experiência. A vida fora me trouxe um crescimento inexplicável. 

Aprendi a ser mais forte do que costumava ser, aprendi  que  somos capazes de  lidar com situações que antes nem nos imaginávamos nelas. A vida aqui fora te traz desafios diários, sabe aquela expressão de" matar um leão por dia pra sobreviver " pois é hehe.

O Brasil cria uma bolha estrangeira perfeita na nossa cabeça, que tudo que tá fora  é melhor e mais fácil. Isso só deixa claro o quanto a gente vive isolado financeira, geográfica e culturalmente do restante do mundo. Quando você tá morando em outro país, os 3 primeiros meses são de adrenalina total, porém o tempo passa e tudo se normaliza. 

A vida aqui não deixa de ser uma rotina também, mas uma rotina diferenciada do modo em que eu era acostumada a viver.

Aprendi a ter força  também pra lidar com a saudade do lar, da família (principalmente) você deixa de participar das celebrações, aniversários, momentos de alegria em família, você terá aquela sensação de ver o tempo passando mais rápido pra eles ,e você não estará ao lado , quando acontece algo ruim e você só pode fazer uma chamada de vídeo, você se sentirá impotente por não estar por perto e ajudar. Isso é uma das coisas mais difíceis estando longe.


Aprendi a conviver com nativos, com famílias diferentes, com uma cultura diferente da minha, mas que no fundo temos uma coisa em comum que é o amor ao próximo. 

Aprendi que por aqui com uma semana de trabalho você pode ir a Paris mas que também o trabalho é duro, afinal o quanto estamos dispostos a fazer por nossos sonhos ?

Aprendi que a mudança é essencial e é o elixir da vida, novas adaptações , mudar de casas, mudar de novo heheh,  conhecer pessoas novas, conviver com outra cultura, não ter a certeza do dia seguinte é o que nos estimula a viver intensamente cada dia. 

É fácil se ver tentada por expectativas irreais quando se está em um país diferente. A gente espera que tudo seja divertido, perfeito e agradável o tempo todo. E quando a diversão não chega, a frustração toma conta da gente, muitas pessoas acabam por passar por fases ruins , pois as vezes nem tudo é como imaginávamos. Como disse no inicio tudo tem os dois lados.


Mas o que quero que você saiba é que o que mais você aprende saindo do país, é que você terá uma experiência de vida que jamais teria antes. Que mesmo passando pelos perrengues que podem se apresentar no caminho, tudo fará você crescer, e tudo será memorável, nos faz mudar de expectativas perante aos problemas, nos traz uma visão mais ampla, pois o mundo é bem maior maior do que pensamos, e a gente nunca pode parar de buscar o novo e aprender .

O bom de superar o medo e a frustração é que você aprende a dar espaço a novas habilidades. Hoje em dia falo o inglês quase fluentemente, mas quase nunca passa um dia em que não aprenda uma palavra nova ou expressão daqui. Meu medo de cometer erros se transformou em uma busca por aumentar cada dia mais o conhecimento.

Você sente orgulho de correr atrás dos seus sonhos apesar de todos os obstáculos.

Finalmente, a lição mais importante que aprendi como imigrante é que tenho escolha. Às vezes a gente não tem a sorte de ter nascido em um lugar que reflete nossos valores e crenças, ou que nos dá as oportunidades que a gente procura para as nossas vidas. Felizmente, você pode tomar a decisão de encontrar ou construir esse lugar para você mesma. Tenho orgulho de mim mesma por ter tido a coragem de sair de casa, seguir meu coração, correr riscos e construir uma nova vida  do zero. 


Quanta gente passa a vida inteira com medo de mudar, morando em um lugar que não gosta por medo do desconhecido ?


Posso afirmar que somos autores de nossa própria história e que apesar das dificuldades podemos sempre buscar algo que faça tudo valer apena e traga mais sentido a vida.


E você tem vontade de morar fora ?

E quem já morou, o que aprendeu?

Deixa aqui nos comentários :)


Espero que tenham gostado 

119 visualizações0 comentário
Início: Blog2
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Dublin- Irlanda

  • Whatsapp
  • facebook
  • instagram
Moments .. 🌍 _#howth #travellers #pictu
Início: Entre em contato
Início: Instagram Widget
bottom of page