top of page
Início: Bem-vindo

Meus textos

Sonhos: A porta do Inconsciente


A interpretação dos sonhos do qual Freud se dedicou a estudar nos diz que os sonhos são, “a principal estrada que leva ao conhecimento dos aspectos inconscientes de nossa vida psíquica”. Freud concebe a ideia de que um insight (intuição) de algo proibido (desejo inconsciente) só ocorre uma vez na vida.

O sonho é também chamado de onírico o que é fundamental para a psicanálise, pois é através dele que é feito grande parte da interpretação do “conflito” que o paciente traz para a análise. Através da descoberta de Freud, de que os sonhos têm conteúdos fundamentais para análise de um paciente, é através do mesmo que podemos gozar pelos nossos verdadeiros prazeres, fugir de uma sociedade que censura e dita leis, tanto de caráter quanto de conduta, é nele e através dele que podemos vivenciar o que realmente gostaríamos de viver.

A interpretação dos sonhos é uma prática muito individualizada. Diferentes sonhos podem compartilhar os mesmos símbolos, mas, dependendo do que estiver acontecendo na vida do indivíduo, o significado específico daquele símbolo irá mudar. Portanto, uma casa com a pintura descascada pode indicar um desejo de melhoria externa, mas o que exatamente a pessoa quer melhorar diz respeito ao próprio indivíduo.

Ter um diário dos sonhos para registrar suas visões noturnas pode te ajudar e começar a entender como seu subconsciente trabalha e o que ele está tentando te comunicar. Primeiramente se deve "caminhar em volta" de um sonho específico, ou seja, observar atentamente o que está acontecendo no sonho, onde você está e quem mais está presente, e então comece a examinar como você se relaciona com outras pessoas e como se sente com o sonho.

"Um sonho que retorna mais de uma vez pode ser seu subconsciente insistindo para que você aborde algo, diz Goodin, do Psychology Center, Frequentemente, sonhos recorrentes estão apontando para algo não resolvido, e um pouco de análise pode revelar um bloqueio psicológico que o está segurando ou um conflito persistente que precisa de sua atenção."(Goodin)

Os sonhos nos oferecem a principal via para adentrar ao inconsciente. Sua linguagem simbólica proporciona um desafio ao psicanalista. Procuramos realizar os nossos mais profundo desejos em nossos sonhos, que se feitos à luz do dia seriam a causa de julgamento e aversão para aqueles que junto conosco formam uma sociedade com valores e conceitos já estabelecidos. Os sonhos trazem do nosso inconsciente para a consciência os desejos mais reprimidos e “proibidos”, desejos recalcados, no qual a pessoa sublima, ou seja, inibimos nossos objetos de desejo. E é através dos sonhos que temos a capacidade de vivenciar esses objetos. Entrando profundamente nesse vasto e misterioso mundo de desejos reprimidos, fazemos um mergulho ao nosso inconsciente, mergulhando para dentro de nós mesmos, tentando procurar o máximo de satisfação e realizações.

Portanto a interpretação dos sonhos é subjetiva, onde o que é interessante nos sonhos é o seu caráter narrativo, sua linguagem e sua interpretação. Assim sendo, dificilmente um sonho irá significar exatamente o que mostrou, ele precisa ser interpretado pelo analista juntamente com o paciente. E essa interpretação precisa fazer sentido ao paciente. O sonho consegue interpretar a vida emocional e mental da pessoa, e quando escutado por um psicanalista, pode apontar a qual problema está relacionado, qual a situação que envolve. Esses sonhos então são as ferramentas que o inconsciente possui para mostrar a necessidade de se resolver algum problema pessoal interno, que apesar de ser algo íntimo, está interferindo na vida daquela pessoa em seus aspectos diários.

Eles podem estar relacionados com inúmeras coisas, como por exemplo, uma angustia antiga, um trauma, medos, uma situação que está sendo evitada pelo sonhador, um desejo proibido, um problema que não foi resolvido, um comportamento que incomoda, um problema no relacionamento, e diversas outras situações. Quando essas coisas ocorrem o indivíduo terá sonhos onde apareceram símbolos que podem ser interpretados por um profissional psicanalista.


Por fim, dar atenção aos sonhos é uma forma de dar atenção a si mesmo, e a medida que isso acontece vamos nos conhecendo, aprendendo mais sobre nós mesmos e sobre nosso inconsciente. Isso pode melhorar nossa vida, nos tornando mais despertos, mais observadores e menos “vítimas” de nós mesmos.



(Interpretação de Sonhos através da Psicanálise)


Otima terça-feira para todos nós.

@lifebysheila


35 visualizações0 comentário
Início: Blog2
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Dublin- Irlanda

  • Whatsapp
  • facebook
  • instagram
Moments .. 🌍 _#howth #travellers #pictu
Início: Entre em contato
Início: Instagram Widget
bottom of page