top of page
Início: Bem-vindo

Meus textos

Um dia de cada vez!


Hoje trago a vocês uma reflexão diante de toda essa loucura que o mundo está passando, uma abordagem sobre um dos males atuais : a Ansiedade.

Todos nós desde o nascimento temos medos e ansiedades, normal da natureza humana. Temos essa reação quando somos expostos a algum tipo de perigo, o nosso organismo por instinto natural se prepara para isso. Nos dias de hoje a ansiedade juntamente com a depressão são um dos diagnósticos mais comuns, por conta de todas as mudanças no mundo, as grandes cidades, a rapidez com que tudo se mostra, o aumento das tarefas e expectativas, as crises econômicas, dentre outras coisas que estão acontecendo no mundo todo, a pandemia agravou a situação atual, o mundo paralisou , os planos das pessoas também tiveram que ser estagnados por um determinado tempo, muitas pessoas diante disso acabam por ter  um maior nível de stress , que por muitas vezes fica difícil manter um equilíbrio, acaba saindo de uma simples preocupação para uma ansiedade generalizada.

A ansiedade se apresenta por sintomas somáticos e psicológicos, somáticos como tudo que ocorre no corpo, suores excessivos, tremores, dores que se deslocam pelo corpo, dificuldade em respirar, batimentos cardíacos acelerados. Já os sintomas psíquicos , se apresentam como sentimento de impotência, a pessoa sente que não vai dar conta de fazer tal coisa, um certo negativismo, pensamentos de que o pior pode acontecer, apresenta-se também por uma falta de concentração nas atividades, a ansiedade acaba prejudicando o aprendizado e a memória, pensamentos acelerados, preocupação excessiva com o futuro, o sono também é afetado, como sendo um dos primeiros sintomas, a insônia. Esse conjunto de sintomas dependendo do grau, pode atrapalhar e muito a vida da pessoa.

A ansiedade como doença patológica, caracteriza-se pela intensidade prolongada, tornando difícil o controle dos sintomas físicos, causando prejuízo na atividade social, impossibilitando a adaptação, ao contrário da ansiedade normal, a patológica paralisa a pessoa, trazendo prejuízos ao bem estar. Por isso recomendo a vocês a pratica de terapias, meditações, concentrar-se mais na respiração, tentar manter-se no momento presente, sem se apegar as ideias que surgem na mente, encontrar formas mais saudáveis de lidar com o problema, como atividades físicas, redução do stress,  tentando cuidar mais de si mesmo, aprender a equilibrar a vida, manter bons hábitos , ter um sono de qualidade. A ansiedade tem mania de roubar a presença das pessoas, as levando para um futuro distante cheio de conflitos ou para lembranças ruins de acontecimentos passados. Essa característica é extremamente negativa, pois impede que você aproveite as situações boas do agora. Somos seres vivos, sabemos da existência da morte, a liberdade que temos de fazer escolhas, lidar com as consequências, isso seria um grande fator para o desenvolvimento da ansiedade no ser humano. Só devemos nos observar para que simples preocupações não se desencadeie em uma ansiedade mais grave. Que possamos viver mais no presente, sem querer antecipar o futuro com preocupações que acabam muitas vezes por nos danificar, sem motivos reais. Ansiedade não tem uma cura, mas pode ser aliviada, pode ser controlada, e sim, podemos lidar com ela, como diz um famoso autor : “Passar por problemas, lutas e dores, faz parte da caminhada, mas é você quem decide se vai vence-los, ou deixa-los vencer você” (Augusto Cury).

E vocês tem parado pra observar a vida?

Principalmente nestes tempos que estamos vivendo...

que possamos olhar para a vida com mais calma, e mesmo diante das dúvidas que o futuro nos reserva, que possamos sempre viver um dia de cada vez, sem a ansiedade por dias melhores, pois nada é controlável. Apenas o Agora é o momento real de felicidade.



Ótimo final de semana pessoal :) #lifebysheila


46 visualizações2 comentários